Ficha de Projeto Internacionalização

Designação do Projeto: Carpinverde – qualificação para a internacionalização
Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-021129
NORTE-06-3560-FSE-021129
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção: Norte
Entidade beneficiária: Carpinverde – Fabricação de Mobiliário Lda

Data de aprovação: 17-02-2017
Data de Início: contrato 28.03.2017
Data de conclusão: 26-03-2019
Custo total elegível: 140.207,40 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER: 62.665,92€
Apoio financeiro FSE: 664,86€

Este projeto tem como objetivo, por um lado, reforçar a capacitação empresarial da Carpinverde para a internacionalização, com vista a promover o aumento das suas exportações, e por outro aumentar a qualificação específica dos seus ativos em domínios relevantes para a sua estratégia de inovação, internacionalização e modernização.
A estratégia de internacionalização está focada nos seguintes pontos: Crescimento do seu VN internacional; Dotar-se das ferramentas necessárias à sua internacionalização sustentada; Reforço da sua presença no mercado em que já atua (França); Alargamento da sua atividade a novos mercados: Suíça, Luxemburgo e Bélgica; Aprofundamento do conhecimento sobre os mercados alvo; Promoção sustentada de aproximação aos clientes; Reforço da equipa comercial e de marketing e aumento das competências e qualificação dos colaboradores.

Como principais objetivos, a empresa identificou:
.Aumentar o VN internacional, prevendo-se que este represente, no pós projeto, 94% do valor do volume total (VN int: 915.737,27€)
.Alargar significativamente a carteira de clientes externos (50%)
.Aumentar oferta de novos produtos, diferenciadores e de valor acrescentado.

Assim, para a persecução dos seus objetivos a empresa inclui na sua orientação estratégica:
» Inovação do processo produtivo, implementando um processo produtivo baseado em métodos inovadores
» Modernização do equipamento para o aumento da capacidade produtiva e desenvolvimento de soluções que proporcionem produtos de maior valor acrescentado e vantagens comparativas acrescidas.
» Eficiência Energética – soluções energéticas com vista à redução máxima dos custos energéticos
» Sistemas de informação – melhorias da informação de gestão
» Contratação de Quadros Técnicos Qualificados – melhoria da qualificação dos recursos humanos
» Empregabilidade – criação de 6 postos de trabalho;
» Aumento da quota de mercado – oportunidade de crescer e aumentar as exportações
» Inovação do produto – pela via da introdução dum departamento de criação e design

Resultados a alcançar no âmbito do projeto (indicadores de resultado):
– Valor das exportações no volume de Negócios: 93,74%.